Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Butantan inicia testes em humanos de pomada contra picada de aranha-marrom


O Instituto Butantan iniciou a fase de testes em humanos de uma pomada contra picada da aranha-marrom (Loxosceles). O veneno do animal pode causar necrose na pele, falência renal e até morte.

Segundo a Agência Brasil, o medicamento é a base de tetraciclina, substância usada como antibiótico. Os testes foram iniciados em Santa Catarina, estudo com grande ocorrência de picadas da aranha-marrom.

“Foi uma longa jornada de pesquisa sobre a ação da toxina até o desenvolvimento da pomada. Há 20 anos conseguimos, pela primeira vez, isolar e fazer o sequenciamento da proteína mais importante do veneno da aranha-marrom. Com isso, estudamos os mecanismos de ação da toxina e desenvolvemos inibidores já patenteados que poderão ser usados em estudos de estrutura e função e, eventualmente, como terapia”, disse Denise Tambourgi, pesquisadora do Instituto Butantan e do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados, em 2016, 173.630 casos de acidentes com animais peçonhentos no Brasil, dos quais 7.441 foram por picadas de aranhas-marrons.

O soro para picadas deste aracnídeo já é produzido pelo Instituto Butantan. No entanto, a produção é limitada. “São aranhas pequenas, de no máximo três centímetros, portanto conseguimos pouco veneno e são necessárias centenas de exemplares para se produzir o soro”, explicou Tambourgi. (Fonte: Agência Brasil)


Tecnologia do Blogger.