Posto Luizão

Posto Luizão
Abastecendo qualidade

IENSA

IENSA
Clique na imagem e acesse nosso perfil no Facebook.

Últimas Notícias...

Posto Boquira

Posto Boquira
Organização: Elci e Joelma.

DISTRITO DE SANTA RITA


Criado em 1830 o qual figurou na divisão administração do Brasil, como distrito de Macaúbas, nas divisões territoriais, fixado pelo decreto Lei Estadual Nº 11.089, datado em 31 de Novembro de 1936, sofrendo alteração nominal, sendo denominado de Distrito de Bucuituba ficando até a presente data.

A mudança de nome do distrito dividiu os seus habitantes, porém recebeu o nome de Bucuituba, que significa “Terra da farinha”, colocado por um Padre Italiano que fazia trabalho de catequese na localidade. 
  
Como distrito principal, desta comunidade, foram instalados o primeiro cartório de registro civil, a capela e o necessário para o seu bom funcionamento.

Sua capeta datada de 1888, de estilo barroco, portanto quase da mesma idade do distrito, dedicada a Santa Rita, foi um dos pontos importantes para os moradores da localidade na época e agora. A festa de sua padroeira, Santa Rita, é comemorada com muita galhardia desde os seus primórdios.

Na década de 60, infelizmente, roubaram a imagem da padroeira, escultura valiosíssima, datada do século XVI, até hoje não se sabe do seu paradeiro.

Com o desenrolar dos tempos diversas foram realizadas, quebrando a sua hegemonia barroca. O altar era todo telhado em madeira nobre e ocupava todo o espaço, em altura, da nave principal da capela. Lamentavelmente seu valor histórico jamais será recuperado.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

Curta Nossa PÁgina no Facebook