Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Incêndio nas cidades de Livramento e Rio de Contas-BA é controlado e bombeiros acompanham outros focos.


O incêndio de grande proporção que atingiu as áreas de vegetação das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A informação é da assessoria da corporação nesta terça-feira (22).

Os locais são monitorados pelos bombeiros. Além de Livramento de Nossa Senhora, as chamas também atingem outras áreas de vegetação da Chapada Diamantina. Ainda não há informações sobre o tamanho da área atingida, nem as causas do incêndio, que começou no sábado (19).


Em Rio de Contas, foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas.

Com esse suporte, dezenove agentes e nove brigadistas voluntários puderam acessar as áreas com mais segurança. Além disso, foi disponibilizado um helicóptero para realizar o transporte da tropa até os focos mais distantes com difícil acesso.

Na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, que também foi atingida pelas chamas, uma equipe formada por nove bombeiros militares florestais conseguiram controlar as chamas e monitoram a região.

No limite entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara, o incêndio florestal atingia a Serra da Cravada com vários focos distantes entre si, mas também foi controlado pelos bombeiros.

De acordo com a assessoria do governo da Bahia, foram empregados sete veículos terrestres, três aeronaves e 28 florestais no combate ao fogo na região da Chapada Diamantina, além dos brigadistas que deram a primeira resposta e combateram os incêndios.

Neste ano, de acordo com o CPMB, 19 municípios já foram atingidos por incêndios de grande proporção.


Bombeiros advertem

Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.

Veja as principais dicas de prevenção:
  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Não queime resíduos;
  • Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
  • Não solte balões;
  • Não deixe crianças brincarem com fogo;
  • Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais. (G1 Bahia)

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK




Tecnologia do Blogger.