Cabeçalho ADS

Fale Conosco
Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco



Boquira-BA: Incêndio está destruindo a vegetação no povoado de Monte Alegre há dez dias

Fotos: Beatriz Teles
Um incêndio registrado por moradores, está destruído a vegetação no povoado de Monte Alegre, região serrana do município de Boquira-BA, e Barra do Preto, Município de Paratinga.

Segundo informações de moradores, todos estão preocupados, uma vez que os focos de incêndios já começaram a atingir as nascentes, que além de serem utilizadas para saciar a sede dos animais é também responsável pelo abastecimento de algumas famílias. Lembrando que naquela região predomina o cerrado, onde se encontra uma diversidade de frutas silvestres, animais e plantas medicinais.

Não temos informações de como iniciou o incêndio, se foi criminoso ou acidental. Uma jovem moradora da comunidade, preocupada com a situação, fez uma postagem em seu perfil no Facebook, pedindo providências para as autoridades de ambos os municípios.

A redação do Blog Boquira em Ação entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município, para saber quais são as providencias que o órgão irá adotar, a secretária informou a nossa redação, que até o momento ninguém havia procurado a secretaria para informar o ocorrido, que o setor não ficou sabendo, mas que vai procurar ir até o local o mais rápido possível, para adotar as medidas cabíveis.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta a população, quando avistarem um foco de incêndio, denuncie, procure a secretaria o mais rápido possível, que o órgão tomará as providências.


Veja a nota da Secretaria de Meio Ambiente:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Boquira, vem por  meio  deste, informar e alertar a população quanto aos danos ambientais e prejuízos à saúde pública, causados pelas queimadas.

Muitas pessoas possuem o costume de realizar a queima para  a  limpeza  de terrenos ou até mesmo para o preparo do solo na época do plantio, isso pode provocar um grande risco para a saúde, ocasionando problemas respiratórios devido à inalação da fumaça,  bem  como para  o  ecossistema,  pois  pode  ocorrer  a  propagação  dessa  queima para  outras  áreas,  perdendo assim o  controle  do  fogo,  além  disso,  as  práticas das queimadas nas propriedades de produção agrícola podem empobrecer o solo, causando o desaparecimento de alguns nutrientes que são indispensáveis para o desenvolvimento das plantas.

O índice de queimadas tem  aumentado  de maneira  considerável  em  todo  Território,  pois  o  tempo  seco  e  a  baixa  umidade contribuem  para  a  propagação  nos  focos  de  incêndio,  o  que  dificulta  as  ações  de combate.

Vale ressaltar, que  o  combate  de  um  incêndio  de  grandes  proporções  deve  ser feito  por  profissionais  capacitados  e  devidamente  equipados,  o  que  não  é  realidade  de alguns Municípios.

Em casos de situações extremas, faz-se necessário o apoio de Corpo de  Bombeiros  e  Brigadistas para  o  combate  do  fogo,  e  isso  pode  demandar  tempo até que  esta  equipe  seja  deslocada  para  o  local  do  incêndio,  que  em  muitos  casos    se propagou por grandes extensões, dificultando o controle.

Com isso, essa prática configura Crime Ambiental, previsto por  Lei  Federal nº 9.605/98, podendo ser passível de multa.

Atenciosamente
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BOQUIRA.



Tecnologia do Blogger.