Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Nível do rio São Francisco passa de sete metros no Norte de Minas


Boa parte da chuva que cai em Minas Gerais desde o início da semana se encaminha para o leito do rio São Francisco. O nível do rio subiu consideravelmente nas últimas, principalmente após a foz do rio das Velhas.

Segundo dados da Estação Pluviométrica Automática da Agência Nacional de Águas (ANA), localizada na cidade de São Romão, no Norte de Minas, a vazão do Velho Chico saiu de 615 m³/s (metros cúbicos por segundo) registrados na última segunda-feira (20) para 4.740 m³/s registados às 02h desda segunda-feira (27).

Neste mesmo período, o nível do rio passou de 217 cm (centímetros) para atuais 722 cm.

A vazão e o nível do rio segue em trajetória de aumento acentuado desde sexta-feira (24). Somente neste domingo (26), o nível aumentou mais de 1,2 metros na cidade.

Atualização: às 10h15 desta segunda-feira (27), o fluviômetro da ANA na cidade e São Francisco registra nível de 776 cm e vazão de 5.670 m³/s.

Para chegar até Malhada e Carinhanha, primeiras cidades da Bahia banhadas pelo rio, toda essa água precisa percorrer cerca de 330 Km. Por essa razão e pelas diferenças topográficas existentes entre as regiões, ainda é difícil prever quando e quanto o nível do rio subirá nestas localidades.

O fato de não haver nenhuma hidroelétrica no caminho é sinal de que vai haver alteração do nível do rio na Bahia. No entanto, por todo este trajeto não é possível encontrar nenhuma estação pluviométrica em funcionamento para fins informativos.

A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do Estado. Só em Belo Horizonte choveu mais de 800 mm no mês de janeiro. Na sexta e sábado foram mais e 310 mm de chuva intensa.

No município e Várzea da Palma, o pluviômetro da ANA registrou o aumento significativo da vazão e do nível do rio das Velhas. A vazão cresceu mais dez vezes nos últimos sete dias, passando de 224 m³/s para atuais 2.320 m³/s. Já o nível saltou de 241 cm para 859.

As informações em tempo real sobre nível, vazão e precipitação podem ser encontradas no aplicativo da Rede Hidrometeorológica Nacional. (Fonte: Agência Sertão)


Tecnologia do Blogger.