Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Alerta: Nível do Rio São Francisco continua subindo na região de Bom Jesus da Lapa-BA e vazão pode dobrar nos próximos dias


O nível do Rio São Francisco continua subindo na região de Bom Jesus da Lapa e vazão pode dobrar nos próximos dias. É o que aponta a informação divulgada pela 2ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf.

De acordo com o Órgão do Governo Federal, nesta semana, em dois ou três dias, a vazão do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa pode  dobrar.  A previsão da Codevasf é de que aumente de 2800m3/s para 5300 m3/s.


Vazão é o volume do escoamento da água. E como quase dobrará em pouco tempo, pode causar prejuízos em toda a extensão do São Francisco, principalmente nas áreas mais baixas, próximas ao nível rio.

A estimativa é de que este nível seja superior ao medido em janeiro deste ano. Por isso o alerta para boiadeiros e ribeirinhos que devem redobrar a atenção, pois as lagoas já estão cheias.

Desde o início de 2020 que o aspecto do Rio São Francisco vem mudando na região de Bom Jesus da Lapa. Visto de cima da ponte Gercino Colho, o Velho Chico se apresenta cheio, bem diferente do que se verificou no início do ano passado, quando o rio chegou aos 4 metros, mas baixou rapidamente, chegando ao nível mais crítico já no final de janeiro daquele ano.

A cheia do  São Francisco esse ano tem sido diferente e  surpreende até os ribeirinhos que  já convivem  há muitos anos na região. Considerando  que nos primeiros dois meses a dinâmica do rio tem se comportado de forma atípica, chegando a mais de 7 metros no início de fevereiro, e mesmo o nível recuando mais de 2 metros, a vasão  vem se mantendo acima da média histórica para o período.


E para a alegria da maioria moradores e preocupação de alguns, o Velho Chico voltou a subir novamente no início da semana, marcando na segunda-feira(02), 5,06 metros acima do normal. Já no final da começo da manhã desta sexta-feira (06), o nível   do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa marcou 6,30 metros, mostrando que o rio aumentou 1, 24 metros desde o começo da semana.

Já na cidade de Malhada, distante 148 km de Bom Jesus da Lapa, na divisa do Estado com Minas Gerais, onde o leito do rio é mais largo, o  São Francisco também continua subindo. O rio está com 5, 53 metros acima do normal, conforme a conta registrada na manhã de hoje.


aumento do nível do São Francisco na região  é resultado das chuvas que têm atingido de forma mais intensa ou mais branda na atual temporada de inverno, toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco, das regiões central e norte de Minas Gerais e oeste da Bahia e agora pela abertura das comportas da Barragem de Três Marias, o que não acontecia há oito anos.

A orientação das autoridades para quem mora às margens ao rio é ficar em alerta para evitar surpresas que possam causar prejuízos materiais e a vida das pessoas. As informações são do site Notícias da Lapa.





Tecnologia do Blogger.