Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Após seca mais severa da história, rio São Francisco tem maior cheia dos últimos 12 anos em Bom Jesus da Lapa


Após intensas chuvas que caíram nas cabeceiras do Rio São Francisco, e também pelas chuvas expressivas que caíram sobre o Norte de Minas,  o nível do Rio São Francisco já marca 8,08 metros acima do normal em Bom Jesus da Lapa. O volume de água que se acumulou no município  veio para a região após a abertura das comportas  da Usina Hidroelétrica de Três Marias.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa.  
Já as duas últimas cheias foram registradas  em Bom Jesus da Lapa, uma foi em 2007, quando o nível  se aproximou dos 9 metros, e a outra foi  2012, quando o rio ultrapassou os 7 metros.

Diferentes dos últimos anos, em 2020 o Rio São Francisco tem se comportado diferente, já que  começou a subir no final de janeiro, quando chegou aos 7,33 metros no início  de fevereiro, devido às  chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais. E mesmo  o nível recuando mais de 2 metros, voltou a subir  novamente no início  de março.  Se mantendo acima da média para o período há mais de um mês.

A cheia do São Francisco em  2020 anima após um período dramático do Velho Chico. Nesta década que termina, o Rio da Integração Nacional registrou suas piores secas, com consequências drásticas para a fauna, flora e populações ribeirinhas.   


Neste período de poucas chuvas, os peixes desapareceram e a navegação ficou totalmente inviabilizada pela formação dos extensos bancos de areia no leito do rio. A geração de energia elétrica nas hidroelétricas também precisou ser diminuída nos meses mais secos destes anos, a exemplo  de  2017 e 2018.

Mesmo degradado e assoreado, o rio São Francisco voltou a mostrar imponência após esse período em que pareceu estar morto. Com a cheia, as lagoas e alagadiços das margens do Velho Chico na região de Bom Jesus da Lapa voltaram a receber água depois de oito anos praticamente secos, renovando a esperança de fartura de peixes e da colheita nas várzeas cultiváveis. (Fonte: Notícias da Lapa)



Tecnologia do Blogger.