Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Boquira-BA: Em 58 anos de emancipação apenas 08 mulheres ocuparam cadeiras no legislativo municipal.


Apesar de representarem a maioria da sociedade brasileira, as mulheres vêm tendo condições mínimas de influenciar a aprovação das leis e as políticas públicas em todo território nacional. Em Boquira-BA não é diferente, em 58 anos de emancipação político-administrativa do município, apenas 08 mulheres foram eleitas para ocuparem uma cadeira no legislativo municipal, já no executivo nenhuma teve oportunidade de concorrer.

De acordo com dados divulgados pelo Blog Boquira Em Ação, na página “HISTÓRIA DE BOQUIRA”, as primeiras mulheres eleitas vereadoras foi no ano de 1988, os eleitores elegeram a professora Laurice Leão e Terezinha Xavier de Macedo, reeleita nos anos de 1992 e 1996, curiosamente foram as mulheres que mais permaneceram na câmara de vereadores.

Também já ocuparam uma cadeira no legislativo, Nailde de Souza Rego Oliveira, eleita em 2000 e reeleita em 2004, Jucinalva Viana Sousa Ramos, eleita em 2012 e reeleita em 2016, Maria Josefina Cardoso, eleita em 1992, Maria da Conceição Machado França, eleita em 2000, Maria Rosa da Conceição, eleita em 2008 e Sandra Silva Santana, eleita em 2016.


Ao longo da história a mulher vem conquistando seus direitos, também na política esse avanço vem acontecendo, mas no que se refere a representatividade das mulheres na política, os dados mostram que ainda está distante do ideal. A participação efetiva da mulher na política é importante na construção de uma sociedade mais justa, pois seu lugar de fala enriquece um debate em torno de assuntos essenciais, como: saúde, educação, segurança pública, etc. Esperamos ver nas próximas eleições mais mulheres assumindo lugar de poder, e que também os partidos políticos e o estado envolvam-se com uma agenda mais igualitária e não apenas colocar a mulher para cumprir cota de 30% sem oferecer condições e ações mais eficazes que aumentem o número de eleitas.

Veja na imagem abaixo os anos que as respectivas vereadoras foram eleitas: 


Uma pesquisa recente divulgada pelo site Metropoles sobre o Perfil da Mulher na Política, elaborada pelo projeto Me farei Ouvir e pela ONG Elas No Poder, aponta que 40% das mulheres dizem “não ter perfil” para política. Mostrando que Brasil ainda é um dos países que menos tem mulheres exercendo cargos políticos. Uma série de fatores influenciam essa realidade. Entre elas, a falta de incentivo social e financeiro.
Nesse contexto, a pesquisa Perfil da Mulher na Política, elaborada pelo projeto Me farei Ouvir e pela ONG Elas No Poder buscou saber o porquê as mulheres não se candidatam.


Em questionário baseado em uma plataforma online, respondido por 4.111 participantes em todas as regiões do Brasil, entre as mulheres que afirmaram não querer se candidatar, a justificativa mais comum foi “falta de perfil” (40,6%), seguido de “não está no foco” (20,10%) e “desinteresse” (13,7%). Há, ainda, “incompatibilidade com partidos” (2,5%) e “falta de apoio” (1,7%).

Para cientista política Letícia Medeiros, pesquisadora e cofundadora do Elas no Poder, o resultado da pesquisa mostra como as mulheres ainda não são compreendidas como peças de um ambiente político, principalmente porque as áreas no processo de socialização feminina mais comuns são no espaço privado.

Baseada também em estudos internacionais, a cientista política afirma que além do baixo incentivo social, há outros entraves que afastam as mulheres da política: a ambição; a dupla jornada, o ambiente partidário masculino e diretórios compostos por homens, que decidem quem se candidata e com quanto será bancada.

Mais informações sobre a história administrativa de Boquira CLIQUE NO LINK ABAIXO:


Tecnologia do Blogger.