Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Rio de Contas-BA: Fogo na região do ‘Pico do Itobira’ destrói cerca de 118 hectares de vegetação antes de ser debelado


Cerca de 118 hectares da vegetação foram destruídos durante incêndio florestal na região do município de Rio de Contas, no sul da Chapada Diamantina. A informação foi publicada pelo site G1, após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmar o número. As chamas foram debelados ainda na última quinta-feira (27). Conforme os dados divulgados, a área tomada pelo fogo corresponde a cerca de 1,18 milhão de metros quadrados.

Esse incêndio foi identificado na última quarta-feira (26) e brigadistas voluntários, com apoio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Secretaria do Meio Ambiente, foram para o combate direto à linha de fogo que só foi debelado no final da manhã da quinta. O G1 informa que “não há detalhes do que tenha provocado as chamas”.


Ainda na última quarta, o combate ao fogo aconteceu em uma linha que tinha pelo menos dois quilômetros próximo ao ‘Caiambola’, um povoado do município chapadeiro. “As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente”, salienta texto publicado no portal.

Rio de Contas é um dos municípios turísticos da região, e com o fim das chuvas e aumento da temperatura neste período de ano, é possível ocorrências frequentes de incêndios florestais. A região que foi afetada pelas chamas fica, inclusive, próxima de um dos pontos turísticos: o ‘Pico do Itobira’. “A secretaria informa ainda que nos dias 21 e 22 de agosto, ocorreu outro incêndio na área de proteção que não se alastrou”, descreve o texto do G1.

O monitoramento da área queimada foi realizado pelos brigadistas. No entanto, eles não precisaram atuar, pois a neblina no local ajudou a conter e extinguir o fogo. A pasta de Meio Ambiente salienta que 50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas, e o restante em outros cinco municípios, Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. 




Tecnologia do Blogger.