Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Rio São Francisco já registra aumento de mais de 1 metro e meio na cidade de Bom Jesus da Lapa; Rio pode ter enchente histórica

 

Depois de manter o nível  acima dos 3  metros desde o início do ano,  desde a segunda  cheia  2020, registrada no mês de março, a maior dos últimos 12 anos, o Rio São Francisco voltou a subir consideravelmente  na cidade de Bom Jesus da Lapa com o retorno do período das chuvas.

O site Notícias da Lapa tem feito um levantamento desde o dia  16 de outubro, com informações da Estação de Coleta de Dados Hidrometeorológicos instalado nas  imediações da Ponte Gercino Coelho. Nessa data o nível do rio em 3,48m, apresentando  um  aumento de 18 centímetros, e três dias depois uma nova medição mostrou que o nível caiu para 3, 37 m. Já com o registro da chegada das chuvas na segunda quinzena de  outubro, o nível do rio São Francisco voltou a subir  com maior intensidade.

Dia 29/10 –  subiu para 3,94 metros(aumento de 57 centímetros); dia 02/11, marcou 4,28 metros acima do normal (aumento de 91 centímetros; dia 04/11, a régua marcava 4,58  metros (apresentando 1,21 metros de aumento. Já as medições registradas no final da tarde deste sábado, 7/11, mostram o rio São Francisco com 4,96 metros, representando um aumento de 1, 59 m. E destaca, que com a chegada das chuvas, o Velho Chico voltou a dar sinais de mais uma cheia na região.

Com o aumento da água, a principal ilha, que já fica na parte do rio vinculada ao município de Serra do Ramalho, mas que pode ser vista da Ponte Gercino Coelho, começou ficar coberta.

Nos próximos meses o rio São Francisco poderá ter uma das maiores cheias da década.  Isso porque a previsão de chuva deve continuar. Na última semana foi divulgado pela agência de meteorologia norte-americana NOAA a informação de  que o fenômeno deve ser intenso. Com isso, provocando muitas chuvas acima da média na maioria das cidades banhadas pelo Velho Chico. A informação também serve de alerta para que prefeitos preparem ações visando conter eventuais  problemas causados pelas enchentes. (Fonte: Notícias da Lapa)



Tecnologia do Blogger.