Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Vídeo: Em Rio de Contas-BA, barragem Luiz Vieira está muito perto de sangrar

 

Com aproximadamente 70 milhões de metros cúbicos de água acumulada, a Barragem Luiz Vieira localizada em Rio de Contas nunca esteve tão cheia desde 2010. Naquela ocasião, o açude iniciou uma fase de esvaziamento, com risco grave de entrar em colapso em meados de 2013 quando chegou a pouco mais de 13 milhôes de metros cúbicos.

Além de ostentar a fama de maior lago articial da região, a represa abastece com água potável os municiapios de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas.

Mas ela também foi construída com o propósito de garantir o abastecimento d'água o Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, bem como o desenvolvimento da piscicultura.

Antes o imenso reservatório tinha capacidade total de 105 milhões de metros cúbicos mas foi perdendo espaço devido ao assoreamento. Os estudos atuais apontam que a sua capacidade não passa de 99.300.000 cúbicos.

Um aspecto importante a ser esclarecido é que a barragem apresentava erosões no talude da jusante, bem como desgastes nos equipamentos de controle de vasão, isso ocorreu devido a ação do tempo e a falta de manutenção.

Uma equipe de engenheiros e operários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) está há 5 meses no local finalizando o processo de manutenção. Engenheiros eTécnicos descartam qualquer possibilidade de rompimento da Barragem e garatem que o equipamento está completamente reformado e seguro.

Falta bem pouco para o nivel da água atingir o sangradouro do açude. A expectiva é que com uma elevação de mais 3 metros ela possa sangrar. Para se ter um aideia, a última que vez que esse fenomeno aconteceu foi há 15 anos atrás.

O cenário anima moradores e agricultores quem vem à Barragem simplemente celebrar a cheia, a fartura, a àgua começando a sobrar em uma região que já estava acostumada a conjulgar o verbo “faltar”. Comemoração tirando selfies, agradecendo a Deus pelo ano de muita chuva.

Barragem cheia, aliada à uma boa gestão de seus recursos, é sinônimo de prosperidade e qualidade de vida à toda população. Estimula a diversificação da produção agrícola, e porque não, sendo possível sonhar com a estruturação de empreendimentos de agroturismo na nossa região. (Do L12 Sudoeste)



Tecnologia do Blogger.