Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Barreiras: Quatro filhotes de lobos-guarás são preparados em parque para voltar à natureza

 

Quatro lobos-guarás que foram morar no Parque Vida Cerrado em Barreiras, no oeste da Bahia, estão sendo preparados para voltar à natureza. Esta é a segunda experiência deste tipo realizada em todo o Brasil com a espécie que é seriamente ameaçada de extinção.

A fêmea Caliandra e os machos Baru, Seriguela e Pequi, todos com seis meses de idade e órfãos desde os 20 dias de vida. Eles chegaram à Bahia em outubro, quando vieram do zoológico de Brasília e passam por um processo de adaptação.

A intenção da bióloga Gabrielle Rosa é garantir que os animais se integrem a vegetação, busquem alimentação sozinhos e se preparem para voltar ao habitat o mais rápido possível.

No parque, os filhotes estão em uma área cercada de 1.500 metros quadrados. No local, eles têm todas as condições de uma vida natural. A previsão é de que o momento de preparação siga até fevereiro.

"Eu tenho hoje um recinto que é de vegetação nativa que é o mais próximo que eles vão encontrar depois onde ele está em oferta de presas vivas que são naturais aqui do parque", disse a bióloga.

O contato entre os filhotes e biólogos acontecem no momento de oferecer a refeição. O comportamento dos lobos durante o dia é gravado por câmeras espalhadas em árvores. Quatro delas foram instaladas dentro e fora do recinto.

Depois da habitação, os filhotes serão levados para uma das quatro fazendas da região. Os filhotes serão testados por um período de 10 meses em uma área bem maior, mas ainda cercada e acompanhada por um funcionário.

"Nesse recinto eles vão ter um 'intensivão' de comportamento de caça, vão aprender a caçar principalmente, se esconder, buscar recursos naturais", disse Gabrielle Rosa.

O processo de reintrodução dura dois anos, quando começa o período reprodutivo dos animais. A ideia é garantir a vida, que hoje é ameaçada não apenas pelo desmatamento, cultivo agrícola, mas também pela ação do homem, que usa cães e armas para caçar.

"Não é só a vida desses filhotes que estão em jogo, é a reintrodução de todos os lobos que vierem depois. A ideia que a gente monitore eles até o período reprodutivo de pelo menos 3 anos", contou a bióloga. (Fonte: G1 Bahia)




Tecnologia do Blogger.