Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Chuva provoca 10 mortes e deixa desaparecidos em Santa Catarina

Ao menos dez pessoas morreram em Presidente Getúlio, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira (17). O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamento de terra em cidades do Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades no Vale do Itajaí foram atingidas, mas não foram informadas quais.

O corpo de bombeiros voluntário de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, e os bombeiros de Ibirama confirmaram que, além das mortes, há pessoas desaparecidas no município de Presidente Getúlio. O acesso à cidade, que fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

“A situação aqui na cidade de Presidente Getúlio é caótica. Recebemos mais de 100 ligações, a maioria delas em virtude de inundação. [Inundou] Casas, veículos que estavam sendo arrastados. Tiveram casas em que [a água] passou do ombro das pessoas. Foram confirmados óbitos em virtude dessa enxurrada”, disse o comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, Alex Lima.

Segundo a corporação, corpos foram encontrados e, dentre os desaparecidos, há arrastados pela enxurrada. "Houve significativas perdas de vidas e patrimônios", disse o bombeiro Saulo Eduardo Fonseca, da corporação de Ibirama, que auxilia nas ocorrências em Presidente Getúlio.

Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e liguem para os bombeiros, se necessário, e que não saiam de casa para se deslocar na cidade. O G1 tenta obter informação sobre desalojados.

Outras cidades

Além de Presidente Getúlio, outras cidades de Santa Catarina enfrentam transtornos provocados pela chuva. Foram registrados alagamentos, deslizamento e interdição da BR-470.

Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e que não saiam de casa para se deslocar na cidade.

No Vale do Itajaí, por volta das 23h45 houve deslizamento de terra no km 150 da BR-470 em Agronômica. Um caminhão que trafegava na rodovia foi atingido. Ninguém se feriu, mas o veículo e a terra interditaram a rodovia.

Alagamentos na Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça amanheceu alagada em vários pontos. Moradores dos bairros Caminho Novo e Pedra Branca registram alagamentos na hora de sair de casa nesta manhã. O pátio de uma empresa também ficou coberto de água na região.

A marginal da BR-101 também está com água na pista. Animais ficaram presos em um pasto alagado na cidade. (Veja a foto abaixo)

Em São José, ainda na Grande Florianópolis houve queda de muros, como no bairro Colônia de Santana, e na capital as ruas ficaram muito água, exigindo ainda mais atenção dos motoristas.

Oeste

Já no Oeste, as rajadas de ventos destruíram a estrutura da garagem da prefeitura de Ouro Verde durante a tarde de quarta-feira (16).

Em Abelardo Luz, houve registro de granizo, mas sem danos. Coordenador da Defesa Civil da região, Luciano Peri, afirmou que não houve feridos em nenhuma das ocorrências. (Fonte: G1 SC)





Tecnologia do Blogger.