Prefeitura de Guanambi fará leilão de mais de 50 veículos da sua frota
A
Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Planejamento, está elaborando
um Edital para o leilão de veículos da Prefeitura de Guanambi encontrados em
más condições de funcionamento ou inservíveis. Segundo o secretário de
Planejamento Inácio Lira Junior (Coronel Lira), todo o levantamento já foi
feito ainda no período de transição de governo.
“A
determinação do prefeito Nilo Coelho é que este processo aconteça o mais rápido
possível e na próxima quarta-feira (27), um leiloeiro e perito oficial estarão
organizando junto com o gestor da pasta, todas as tratativas necessárias para a
realização do certame”, afirma.
De
acordo o secretário, mais de 50 veículos da frota atual devem ir a leilão, além
de máquinas pesadas, motos, ambulâncias, caminhões, micro-ônibus e outros
veículos sem condições de funcionamento.
O
edital de leilão será publicado imediatamente após a separação dos lotes e as
formalidades de praxe. Para suprir a falta de maquinário essencial para atender
as demandas urgentes, o secretário informou que o prefeito Nilo Coelho já
ordenou a abertura de um processo de contratação temporária de equipamentos.
Sucateamento da Frota
Em
nota publicada em seu portal oficial no último dia 12, gestão reclamou e expôs
o sucateamento da frota municipal. Segundo a publicação, um dos principais desafios
do prefeito Nilo Coelho (DEM) será recuperar o conjunto de veículos e máquinas
pertencentes à prefeitura de Guanambi.
A
nota descreveu a situação da frota das principais secretarias que compõem a
administração municipal e considerou indispensável a recuperação para o
funcionamento dos serviços públicos prestados pela prefeitura.
Na
Secretaria Municipal de Infraestrutura, 70% do maquinário está sem condição de
funcionamento, impossibilitando a execução de ações importantes e urgentes como
recuperação de vias públicas e obras estruturantes no município. De acordo com a pasta, diversas máquinas
pesadas também encontram-se sem condições de uso. Foi informado ainda que não
existia uma gestão da frota da Infraestrutura, ou um simples controle de troca
de óleo ou revisões dos veículos adquiridos. Esta situação teria levado à perda
de garantia de dois veículos novos, avaliados em mais de R$ 700 mil reais.
Na
Secretaria de Saúde a situação também é complicada segundo a publicação, que
também descreve a falta de gestão de frota, e que a maioria dos veículos
encontra-se inutilizada. A falta de realização das revisões também levou à
perda da garantia do ônibus usado para Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O
veículo foi adquirido no fim de 2018 por R$ 569 mil, pagos com recursos
próprios do município. Desde então, ele realiza três viagens semanais, mais não
foi submetido às revisões obrigatórias. A pasta informou ainda que o veículo do
gabinete está sendo utilizado para transporte de pacientes, devido ao sucateamento
das ambulâncias.
A
situação também é complicada na Secretaria Municipal de Educação, de acordo com
o comunicado, que diz que apenas um dos ônibus do programa Caminho da Escola
está em condições de uso e os demais apresentam problema elétricos e mecânicos
ou estão com pneus gastos e estofados danificados.
A
nota ressalta que o município pagava mensalmente uma alta quantia de aluguel de
uma série de veículos, muitos deles, velhos e usados, a preços muito acima do
valor de mercado, mas que não cuidava da própria frota.
Conforme
noticiado pela Agência Sertão em maio de 2020, à época, a prefeitura possuía
cerca de 40 veículos locados, incluindo caminhões pipa, utilitários e veículos
de passeio. O valor gasto por mês chegava a R$ 155.500,00. Ainda em 2020, a
Prefeitura de Guanambi colocou em leilão dezessete veículos considerados inservíveis
para a administração.
Segundo
o secretário de Planejamento, Inácio Paz Lira Júnior, o município irá implantar
um sistema de gestão de frota, com um profissional experiente que saiba
orientar, treinar a equipe e ainda oferecer a manutenção necessária da frota
municipal e acompanhar demandas corriqueiras, como troca de óleo, revisões
obrigatórias, entre outros.
A
prefeitura não informou o quantitativo de veículos em condições de circulação,
nem quantos precisam de manutenção ou que não apresentam mais viabilidade para
voltar a rodar. Também não foi informado se a prefeitura pretende adquirir
novos veículos a curto prazo. Com informações da Ascom da Prefeitura de Guanambi.
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