Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




População cobra policiamento no Povoado de Javi em Muquem do São Francisco-BA

 

A população em conjunto com os comerciantes do distrito de Javi, no município de Muquem do São Francisco cobra policiamento no lugarejo mais efetivo, pois estamos passando por uma onda de violência, ate um rapaz que trabalha no Samu foi agredido esses dias na porta do SAMU.

Segundo moradores o povoado tem pouco mais de 3 mil habitantes e existe um posto policial para fazer a segurança do lugar, porém não estão fazenda rondas a noite e quando chamados o atendimento é demorado.

Uma professora que mora no lugar, preferindo anonimato, denuncia que o Povoado ultimamente vive uma onda de assaltos, roubos a carga, desordens e assassinatos, recentemente um menino trabalhador daqui foi morto em uma briga na pousada tropical.

Ela também lembra a noite em que dois jovens com facões e porretes tentaram matar outro no povoado. Sem falar na residência que foi invadida na madrugada e beto goias executado a tiros.

O ex comandante do pelotão de Javi, o Cabo Marciel explicou aos comerciantes que o efetivo de policiais para a região é de aproximadamente 8 homens, sendo 2 de serviço por dia para todo o município de Muquem do São Francisco. Para os comerciantes e população local este número é considerado muito baixo para a região. Principalmente para manter a segurança da área de um dos municípios mais extensos do estado.

ENTREVISTA

 Como o senhor pode classificar o contingente policial da região?

Comerciante - Posso afirmar que é insuficiente. Não tem como atender a demanda. Ainda mais, que é de apenas uma viatura para atender um município tão extenso como o nosso, uma hora a polícia pode estar la ma sede a mais de 30 km e os criminosos aproveitarem e assaltarem o comercio ou a lotérica do município.

 Como os comerciantes vêm enfrentando o caso?

Comerciante - A maioria deles recorre a questão da fé em Deus e da necessidade de trabalhar, mais esta bem dificil a situação da segurança aqui, eu mesmo durmo com medo.

 O que poderia se feito para mudar esta situação?

Comerciante - Um plano de segurança exclusivamente elaborado para a região, onde fosse colocado policiais exclusivos para o povoado de Javi, com policiais novos que gostassem de trabalhar.

 A renovação das tropas seria a realização de concurso público?

Comerciantes - Não,  de polícias que fizessem as rondas sempre e desse baculejo nos malinhas e mostrasse que a polícia ta ali presente.

 O que o senhor quer dizer exatamente com isso?

Comerciante - Que o governo e a prefeitura precisa contratar novos policiais e dar a "carta de alforria" para nós. Aqui ja foi um inferno botaram uns políciais que resolveu, depois tiraram e ta voltando tudo de novo.

 A que seria carta de alforria o senhor?

Comerciante - Dormir em segurança sem medor de ninguem invadir minha casa ou meu comércio.

 O Governo não oferece esse direito?

Comerciante - DIzendo eles que sim, agora pergunta a qualquer um ai quem ta se sentindo seguro aqui no Javi, com os ultimos acontecimentos. Pergunte ai pra ver.

 Como vocês pensam em resolver isso?

Comerciantes - Como não temos um sindicato específico, estamos planejando uma nova baixa assinada para cobrar da prefeita Mara Rios. Fonte: Associação de comerciantes e moradores do distrito de Javi em Múquem do São Francisco.


Tecnologia do Blogger.