Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Incêndio atinge ala Covid de hospital e deixa 4 mulheres mortas em Aracaju

 

Quatro pessoas morreram após um incêndio atingir a ala de Covid-19 do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas rapidamente. A suspeita é de que o fogo tenha iniciado no ar-condicionado do setor que atende pacientes de Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as vítimas da ala sofreram queimaduras e inalaram fumaça. Veja quem são as vítimas confirmadas:

Elenice Tavares

Moradora do município de Nossa Senhora do Socorro, Elenice Tavares, 57 anos, sofreu uma parada cardíaca quando estava sendo retirada no Nestor Piva. Ela estava na unidade desde a última quarta-feira (26), já havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e havia sido intubada.

Lídia Gonçalves

Lídia Gonçalves Vieira, 77 anos, que morava em São Paulo, estava em Sergipe a passeio, na casa de familiares quando foi hospitalizada com sintomas da Covid-19.

Nadja Maria Bispo

Nadja Maria Bispo, 49 anos, morava em Aracaju, estava internada na unidade de saúde desde a última terça-feira (25) e morreu enquanto as equipes de saúde tentavam fazer a sua remoção.

Marília da Silva

A outra vítima foi identificada como Marília da Silva Medeiros, 70 anos, estava internada no Hospital Nestor Piva desde o domingo (23).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 72 pessoas estavam na unidade atingida pelas chamas. Destas, 35 eram pacientes que foram transferidos para os hospitais da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício, além do Huse. 37 profissionais que estavam no local também precisaram de atendimento e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a tenente-coronel, Maria Souza, o resultado da perícia no local deve ser concluído nos próximos 30 dias. Além disso, também será realizada uma análise da situação do hospital com relação ao atestado de regularidade para funcionamento da unidade de saúde.

Reabertura do hospital

Na tarde desta sexta-feira (28), a secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, disse que o atendimento geral deve ficar normalizado a partir deste sábado (29), e deu prazo de duas semanas para restabelecer a ala Covid do Nestor Piva.

"Em relação a área de Covid, vamos ter uma reunião para definirmos em quanto tempo essa área será restaurada. Em paralelo vamos estudando algumas alternativas. Uma delas é abertura de uma ala azul no Huse e a outra opção é uma intervenção administrativa em uma clínica que está parada aqui na capital. Uma terceira pode ser a construção de um hospital de campanha, trazendo a urgência Covid para esse hospital até a área do Nestor Piva esteja novamente disponível, o que deve levar cerca de 15 dias. Em uma semana queremos iniciar o atendimento", disse Waneska.

A pediatria do Hospital Fernando Franco, no Bairro Augusto Franco, na Zona Sul, foi adaptada para atendimento clínico. A SMS ressaltou que os atendimentos pediátricos nesta unidade continuam ocorrendo. No mês passado, a sala de sutura do Fernando Franco também foi atingida por um incêndio, que interrompeu parte do atendimento.

O Nestor Piva não tem leitos de UTI, apenas de enfermaria. Até a tarde da quinta-feira (27), 10 pacientes estavam na unidade à espera de leitos de UTI, segundo o boletim epidemiológico do novo coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde. (G1-Sergipe)



Tecnologia do Blogger.