WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar, o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade
WhatsApp,
Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4).
Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços
– todos eles pertencem ao Facebook.
A
empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que
ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la.
A
principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou
"agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas.
Antes
de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike
Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.
"Sinceras
desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no
momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o
mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível",
disse.
O que se sabe até agora:
Por
volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o
primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no
Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o
segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários
(leia mais abaixo).
Às
13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da
internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o
Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.
O que dizem as redes?
O
executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a
empresa enfrenta um "problema de rede", sem dar mais detalhes.
Ao
g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da
instabilidade.
No
Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de
que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento.
Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma
atualização assim que possível".
No
perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: "O
Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja
com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".
Qual a reação dos internautas?
A
instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no
vídeo abaixo).
Até
a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do
Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.
É a primeira vez que isso acontece?
Os
três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante
cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia
sido causada por um ajuste de configuração.
O Facebook perdeu o domínio
'facebook.com'?
Não.
No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço
"facebook.com" ficar disponível para venda em sites de registros de
domínio.
Porém,
a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site
"Who.is", que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o
endereço ao menos até 29 de março de 2030.
O
domínio "whatsapp.com" seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos
até 4 de junho de 2030, enquanto o "instagram.com" vale, no mínimo,
até 4 de setembro de 2030.
Telegram e outros sites também caíram?
Após
a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários
disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a
última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do
problema com o Telegram.
Sem
acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar
de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de
Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.
Além
dos aplicativos do Facebook e o Telegram, uma série de serviços apresentaram
instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.
Entre
eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp
Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger,
Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank,
Caixa, Bradesco e Itaú.
O que ainda falta ser explicado:
Qual
é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?
Até
a última atualização desta reportagem, ainda não se sabia o motivo da pane que
tirou do ar o WhatsApp, o Facebook e o Instagram.
A
empresa disse se tratar de um "problema de rede".
Por que os erros 'DNS' e '500/5XX'
aparecem nas páginas?
Quando
o usuário tenta entrar no endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a
mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN", o que leva a especular sobre
um erro desse tipo.
O
DNS é a "agenda de contatos" da internet. É ele que registra os
números (endereços de IP) associados aos "nomes de domínio" (como
"globo.com").
A
internet só funciona com números, então essa "agenda" cumpre o
objetivo de permitir consultas (chamadas de "resoluções de domínio")
para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende
acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não
é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
Para
algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, apareceu
um "Erro 500" ou "Erro 5XX". Esse tipo de mensagem
geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor
do site ou aplicativo.
A falha tem relação com as operadoras?
Não
há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à
instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também
cresceram nesta segunda.
O
Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no
Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services,
Google, T-Mobile, e AT&T. (Fonte: G1)
Postar Comentário