Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Nuvem de tempestade isolada é registrada em Santo Estêvão, Bahia

 

Na última sexta-feira (7), uma nuvem Cumulonimbus isolada foi vista do município de Santo Estêvão, interior da Bahia.

A nuvem Cumulonimbus tinha correntes de ar ascendentes bem intensas.

Do município de Santo Estêvão era possível ver quase toda a sua estrutura, exceto a base.

Essa nuvem de tempestade tinha uma bela e intensa explosão convectiva. Também havia uma sequência de nuvens pileus nascendo em seus topos. A sua bigorna foi crescendo cada vez mais, até que em fim a tempestade se dissipou.

Mais tarde, outras nuvens Cumulonimbus isoladas se formaram. Uma delas provocou algumas trovoadas.

Foram vistas nuvens Cumulonimbus ainda mais distantes; algumas delas tinham fortes explosões convectivas e lindas nuvens pileus no topo.

Uma nuvem Cumulonimbus que estava mais perto provocou algumas trovoadas fortes. Durante a noite houve chuva, raios, relâmpagos, trovões e muitas quedas de energia.

Quando as nuvens de tempestades já estavam se dissipando foram vistos raios intra-nuvem.

Cumulonimbus - é uma nuvem vertical elevada e densa, que se forma a partir do vapor d'água transportado por fortes correntes de ar ascendentes.

Essas nuvens são capazes de produzir raios, relâmpagos, chuvas fortes, entre outras condições climáticas perigosas, como rajadas de vento, granizo e tornados.

As nuvens Cumulonimbus mais altas são normalmente acompanhadas por nuvens Cumulus menores.

A base da nuvem Cumulonimbus pode se estender por vários quilômetros e ocupar altitude baixa a média.

Os topos dessas nuvens normalmente chegam a 40.000 pés (12.000 m), com casos extremos de até 70.000 pés (21.000 m) ou mais.

Nuvens Cumulonimbus bem desenvolvidas são caracterizadas por um topo achatado em forma de bigorna, causado por cisalhamento do vento.

Células de nuvens Cumulonimbus podem produzir chuvas torrenciais e inundações repentinas. A maioria das células de tempestade morre após cerca de 20 minutos.

Se houver energia solar suficiente na atmosfera, entretanto (em um dia quente de Verão, por exemplo), a umidade de uma célula de tempestade pode evaporar rapidamente - resultando na formação de uma nova célula a apenas alguns quilômetros da anterior. Isso pode fazer com que as tempestades durem várias horas. (Reportagem e fotos: Maikon Souza)




Tecnologia do Blogger.