Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Na Bahia, Bolsonaro diz que ideia de Queiroga é mudar até 31 de março status da Covid de pandemia para endemia

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (16), que pretende alterar, até o dia 31 de março, o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia. O líder do Executivo nacional está na Bahia onde cumpriu agenda no Senai Cimatec e, em seguida, inaugura um a nova unidade de biomagem das Obras Sociais Irmã Dulce, entidade filantrópica que atende milhares de pessoas na Bahia todos os anos.

"A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", revelou.

Desde março de 2020 a Organização Mundial de Saúde classifica como pandemia o cenário da Covid-19 no mundo. Em janeiro deste ano, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim".

Sobre das máscaras, estados e municípios são responsáveis pela decisão de suspender a obrigatoriedade do uso.

Ao chegar no Senai Cimatec, o presidente foi recebido com vaias e gritos de repúdio por parte de um grupo de estudantes.

Osid

Ainda em Salvador, o presidente Jair Bolsonaro vai participar, nesta quarta-feira (16), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova unidade de bioimagem das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. Essa é 13° do presidente à Bahia, a primeira em 2022.

Fundada em 1959, por Santa Dulce dos Pobres, a instituição abriga, em seus 40 mil metros quadrados de área construída, 20 dos 21 núcleos da entidade, incluindo 954 leitos hospitalares. A OSID realiza uma média de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano na Bahia e cerca de 23 mil cirurgias em várias especialidades médicas.

No entanto, a situação atual também é de preocupação, com um déficit de quase R$ 24 milhões, que podem ser acrescidos de outros R$ 20 milhões até o final do ano, o complexo pode fechar as portas caso não consiga resolver a situação.

A nova unidade de Bioimagem será construída na área conhecida como Campo dos Sonhos, que desde 2013 pertence às Obras Sociais, nas proximidades da sede da unidade.

Atualmente, o setor de Bioimagem da instituição realiza cerca de sete mil procedimentos por mês. Com a construção do núcleo, além de exames como tomografia, mamografia e punção, já realizados atualmente, o complexo de saúde da OSID vai oferecer gratuitamente procedimentos de alta complexidade, como ressonância magnética, densitometria e exames contrastados com mesa telecomandada.

A expectativa é de que as obras de construção sejam iniciadas no mês de maio e finalizadas até novembro de 2021. (g1 Bahia)

Tecnologia do Blogger.