Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Barreiras tem mais de três mil raios e chuva de granizo após onda de calor

 

Após a onda de calor que atingiu Barreiras, no oeste baiano, nos últimos dias, a cidade registrou chuva de granizo e mais de três mil raios, no domingo (17). A situação assustou moradores, que fizeram registros e divulgaram nas redes sociais.

O índice pluviométrico não foi alto e as pequenas pedras de gelo caíram em pontos isolados do município, mas isso foi o suficiente para surpreender a população, que até sábado (16) enfrentava baixa umidade relativa do ar e temperaturas de quase 40ºC, sob efeito do fenômeno El Niño.

🔥 O termo "onda de calor" é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

🔥 O termo "onda de calor" é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

🌧️ Segundo especialistas, o granizo é mais comum em dias muito quentes, como os que têm sido registrados em cidades do oeste baiano. O fenômeno acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e frias em pontos mais altos da atmosfera, gerando as pedrinhas de gelo.

⚡ No mesmo dia, os raios que caíram na "capital do oeste" foram numerosos: 3.198, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, não há registro de feridos, nem prejuízos.

Além de Barreiras, a chuva atingiu outra cidade da região oeste, porém, com maior intensidade. Um temporal caiu em Barra, acompanhado de exatos 1.017 raios. Também não houve grandes impactos.

A onda de calor - a terceira neste ano - acometeu a Bahia entre quinta-feira (14) e domingo (17) e afetou moradores de mais de 50 cidades, muitas delas no oeste, como Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto.

Segundo o Inmet, a onda de calor terminou às 19h de domingo (17), contudo, as temperaturas seguem elevadas na maior parte do Brasil ao longo da semana - incluindo o oeste da Bahia.

Isso acontece porque depois de dias tão quentes com o fenômeno e sem chuva ou um evento que derrube as máximas, elas continuam intensas. A previsão é de que em boa parte do país, os termômetros possam chegar até os 40°C. | g1 Bahia.




Tecnologia do Blogger.