Bahia: Acidentes na BR-324 deixam dez mortos em cerca de 90 dias no trecho de Riachão do Jacuípe
A
rodovia BR-324, no trecho que compreende os municípios de Riachão do Jacuípe,
Tanquinho e Nova Fátima, segue registrando uma preocupante sequência de
acidentes graves, a maiora com vítimas fatais. Nos últimos três meses — entre
20 de março e 29 de junho de 2025 — pelo menos dez pessoas perderam a vida em
sete ocorrências distintas, conforme registros do Calila Notícias. A quantidade
de feridos foi menor, apenas quatro.
A
maioria dos acidentes ocorreu em um raio de 15 km entre a sede de Riachão e o
distrito de Vila Aparecida, onde a combinação de trânsito intenso e imprudência
tem resultado em tragédias frequentes.
Muito
possivelmente, a quantidade de mortes proporcionalmente deve ter sido maior que
o trecho da BR 324 que liga Feira de Santana a Salvador no mesmo período.
Nesta
reportagem não consta informações de acidentes onde foram registrados apenas
feridos sem gravidade. Vale lembrar também que em todas essas ocorrências a
equipe de socorristas voluntários da Brigada Anjos Jacuipenses atuaram, sendo a
principal fonte de informação para o CN.
Anjos
Jacuipenses com recursos de bombeiros consegiu retirar duas vitimas das
ferragens com vida
CONFIRA
O RESUMO DOS CASOS:
20
de março – Caminhão e Fiat Strada (1 morto)
Um
grave acidente no fim da manhã, nas proximidades do Posto Carreteiro, a cerca
de 5 km de Riachão do Jacuípe, deixou como vítima fatal Carlos Roberto Pita
Louredo, 59 anos. Ele dirigia um Fiat Strada carregado com palma e morreu no
local após colidir com um caminhão.
22
de março – Caminhão e motocicleta (2 mortos)
Dois
homens morreram após colidirem com um caminhão no km 85 da BR-324, entre
Riachão e Nova Fátima, próximo ao acesso ao distrito de Barreiros. Uma das
vítimas faleceu no local e a outra morreu dentro da ambulância do SAMU.
28
de abril – Caminhão bitruck e Hyundai Creta (1 morto)
Na
região do povoado Santana, entre Riachão e Tanquinho, um acidente resultou na
morte do motorista do Hyundai Creta, que tombou e chegou a pegar fogo. Ele
viajava com o filho, que sobreviveu com ferimentos leves.
15
de maio – Dois caminhões (1 morto)
Uma
colisão entre dois caminhões nas imediações do Posto Roma, em Nova Fátima,
deixou ambos os motoristas presos às ferragens. Um deles não resistiu aos
ferimentos e faleceu dois dias depois no hospital.
10
de junho – Moto e Toyota Corolla (1 morto)
Nas
proximidades de Frijacuípe, o jovem Guilherme Mendes da Cunha, de 18 anos,
natural de Américo Brasiliense (SP), morreu na hora após colisão da motocicleta
em que estava com um carro. O passageiro sofreu fraturas na perna e no punho.
15
de junho – Carro de passeio e caminhão boiadeiro (3 mortos)
Um
dos acidentes mais trágicos do ano ocorreu próximo ao contorno de acesso a Pé
de Serra, quando um carro colidiu com um caminhão boiadeiro. Três pessoas
morreram presas às ferragens e outras duas ficaram feridas. O condutor do carro
foi o empresário conhecido com Leo da D’gust um dos três que morreu na hora.
29
de junho – Motocicleta (1 morto)
O
motociclista José Fernandes Mota, de 47 anos, morreu após colisão nas
proximidades do distrito de Vila Aparecida. Ele completaria 48 anos no dia 18
de julho. O acidente reforça o alerta para o alto índice de ocorrências fatais
nesse trecho específico.
📊 Balanço dos
acidentes entre 20 de março e 29 de junho de 2025:
Acidentes
com vítimas fatais: 7
Total
de mortos: 10
Total
de feridos graves: ao menos 4
Alerta
e necessidade de medidas urgentes
O
número elevado de mortes em apenas três meses acende um sinal vermelho para
autoridades rodoviárias e gestores públicos. Os trechos entre Riachão do Jacuípe,
Nova Fátima e Tanquinho necessitam de ações imediatas:
Melhoria
da sinalização e iluminação;
Redução
de velocidade em áreas críticas;
Fiscalização
mais intensa da PRF;
Campanhas
de educação no trânsito;
Instalação
de redutores ou barreiras físicas nos pontos de maior índice de acidentes.
A comunidade regional clama por soluções eficazes para frear a tragédia constante na BR-324, uma das principais vias de ligação do semiárido baiano. | Fonte: Calila Notícias
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