Barreiras: Homem cai em golpe do falso funcionário de banco e tem prejuízo de 2 mil reais.
Um
homem de 26 anos, cliente do Bradesco alega ter sido vítima de falso
funcionário do referido banco.
A
vítima teria recebido o telefonema de uma pessoa que alegando ser funcionário
do banco solicitou seus dados pessoais a título de atualização da conta bancária.
Após
o término da comunicação, passado aproximadamente 10 minutos, a vítima acessou
sua conta pessoal e verificou que havia sido retirado a quantia de R$ 2.000,00.
Imediatamente entrou em contato com a agência e foi orientado a registrar um
boletim de ocorrência o que de fato foi feito nesta quinta-feira (18).
Atualização de informações? Desconfie
Os
bancos e operadoras de cartão de crédito não costumam ligar, nem enviar
mensagens pedindo que os clientes atualizem informações, e muito menos que forneça
senhas ou códigos de acesso ou de validação para transações digitais (como
chave de segurança e token). Se entrarem em contato com você por meio desses
canais, desconfie!
Também
não é aconselhável clicar em nenhum tipo de link enviado por SMS ou por e-mail
como se fossem do banco. Há casos de usuários que são redirecionados a uma
página falsa, muito parecida com a do site oficial do banco, contribuindo para
confundir o consumidor.
Desconfie
de mensagens e telefonemas que dizem ser da instituição financeira pedindo
dados ou senhas. Bancos são responsáveis por evitar as fraudes e ressarcir os
prejuízos se consumidor for vítima delas.
Caso esteja em dúvida sobre a
autenticidade da mensagem, ligue para o seu banco e confirme se o pedido de
atualização procede e se é seguro.
BlogBraga/ Repórter Paiva/ IDEC
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
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