Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Vídeos: Chuvas enchem cachoeiras e rios e deixam a Chapada Diamantina com clima de inverno


Assim como em outras regiões da Bahia, a Chapada Diamantina teve final de semana com fortes chuvas – o que deixou agricultores e produtores rurais otimistas com a chegada do segundo semestre. O tempo fechou e as águas renovaram a vegetação e encheram rios e córregos de cabeceiras. Os pontos turísticos de municípios da região chapadeira estão mais atraentes com maior volume de quedas d’água nas cachoeiras, por exemplo. Choveu em Andaraí, Lençóis, Iraquara, Itaberaba e o frio aumentou em Piatã, Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva. A previsão é de mais chuvas para a região na madrugada deste domingo (7) para segunda (8) e outros municípios devem ser atingidos.

Em Lençóis, o grande volume de chuva deixou avenidas submersas. A temperatura mínima atingiu, neste domingo (7), 16°C. A situação foi registrada por moradores e postada nas redes sociais. “Com 120mm de chuva, o Rio Lençóis está doido para passar em cima da ponte”, disse o morador Túlio Saraiva Barista ao postar vídeo surpreendente em grupo do Facebook. No município de Andaraí também choveu muito. De acordo com o presidente dos Combatentes a Incêndio Florestal em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, lá as águas também encheram rios e cachoeiras. “Choveu forte e ainda continua. O céu permanece nublado. Soube que em Mucugê não choveu, o que é estranho, pois sempre acontece ao contrário”, salienta.

Moradores de diferentes municípios da Chapada Diamantina relataram para o Jornal da Chapada e atualizaram as informações sobre as chuvas na região. No distrito de Inúbia, em Piatã, não choveu, mas a temperatura foi de 11°C. Os moradores cita o frio intenso nesta localidade. Em Iraquara também teve muita chuva, confirma morador. “Aqui em Iraquara choveu durante a noite de ontem [sábado, 6] e hoje [domingo, 7] pela manhã”, diz Luciano Costa. No Vale do Capão, distrito de Palmeiras “teve noite de chuvas intensas entre 4h às 8h da manhã de hoje [domingo] – chegando a um volume de 45mm e deixando rios bastante cheios”, confirma o biólogo Rafael e morador da localidade.

Já em Itaberaba teve pouca chuva, porém registrou temperatura mínima de 18°C neste domingo e segue nos próximos dias com mínimas que podem atingir 16°C e máxima de 30°C, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Neste período de chuvas é importante prestar atenção com as trilhas e sempre procurar um guia para fazer o trajeto com segurança. Quem estiver na Chapada Diamantina pode encontrar associações e agências que disponibilizam profissionais qualificados para a condução segura do visitante. “Sempre bom procurar uma guia, assim evitamos acidentes e incidentes. Pois com o tempo chuvoso os resgates são difíceis”, disse um guia de Mucugê que preferiu não se identificar. (Jornal da Chapada)

Veja como ficou Lençóis durante as chuvas





Tecnologia do Blogger.