Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Bahia se transforma em um dos principais polos de transmissão de energia do Brasil.


Além de referência na produção agrícola, a Bahia também é reconhecida nacionalmente pela malha de linhas de transmissão de energia que passam na Região Sudoeste do Estado. A região é um dos principais polos de transporte de energia da hidrelétrica de Belo Monte para o Nordeste e para o Sudeste. O Consórcio Paranaíba, montado em 2012, investiu aproximadamente R$ 1,2 bilhões para implantar a Linha de Transmissão 500 KV Barreiras – Rio das Éguas – Luziânia – Pirapora. A estrutura abrange aproximadamente mil quilômetros de extensão, duas mil torres e quatro subestações, que passa por 19 municípios, sendo quatros deles - Barreiras, Correntina, Jaborandi e São Desidério – no Oeste da Bahia.

O sucesso deste projeto, já implementado e em operação pela concessionária Paranaíba Transmissora de energia Elétrica S.A, consolidou a vocação da região de Barreiras como importante eixo Norte-Nordeste -Sudeste de transmissão de energia. Para a construção de todo o empreendimento, iniciado depois do Leilão que formou o Consórcio Paranaíba, foi necessária a contratação de aproximadamente 30 empresas terceirizadas que movimentou um grupo de aproximadamente 2 mil trabalhadores, beneficiando com emprego e renda os municípios por onde se concentraram as obras das subestações e das linhas de transmissão.


“Este foi um grande empreendimento que beneficiou a economia local durante todo o período da execução das obras. Muitas pessoas vieram de outros estados em busca de oportunidade e isso traz reflexos positivos em negócios ligados a prestação de serviços como locação de imóveis e veículos, rede hoteleira, restaurantes, supermercados, dentre outros”, destaca o representante da Paranaíba, Fagner Gamonal. Atualmente, as subestações e as linhas de transmissão compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN) e vem garantindo, desde então, uma eficiência e segurança energética para a região Oeste da Bahia.

Diante da localização estratégica da região para o setor agrícola, o Ministério de Minas e Energia encomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mais três projetos de linhas de transmissão, com o valor previsto de R$ 3 bilhões, que têm como ponto convergente a Subestação de Barreiras II. “Todo este movimento ligado à geração de energia gera um benefício econômico direto para a região. Toda a estrutura implantada e os futuros projetos vem possibilitando a instalação de novas indústrias e empresas que precisam de uma garantia mínima de energia para funcionar, além do crescimento acelerado nos últimos dez anos de cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, ancorado nos setores agrícola e de serviço”, afirma Gamoral. Os três projetos já foram concedidos e estão em implantação pelas empresas concessionárias EQUATORIAL 1, EQUATORIAL 2, ligadas ao Grupo brasileiro Equatorial; e EKTT, pertencente ao grupo espanhol Neoenergia. (Fonte: Ariticum)

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK




Tecnologia do Blogger.