Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Bahia: Municípios que ficam as margens do Rio São Francisco já começa ficar em alerta de uma possível cheia do Velho Chico


O rio São Francisco na Bahia começa a sentir os efeitos das fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nos últimos dias. O nível atingiu a cota de 4,12 metros no fim da manhã desta terça-feira (28), no município de Malhada. (informação atualizada às 13h57)

Nas últimas 24 horas, o nível aumentou cerca de um metro e ainda têm muita água para chegar. A Defesa Civil do município está preocupada com o risco do nível subir rápido e já está colocando a população ribeirinha em alerta.


Segundo José Castor, Secretário Municipal de Agricultura e membro da Defesa Civil de Malhada, a população ribeirinho começa a ser afetada com as enchentes quando o nível do rio chega próximo a 8 metros. Ele conta que as chuvas da região central de Minas começam a afetar o nível do rio na Bahia após cerca de 14 dias. No entanto, o nível vai continuar subindo nos próximos dias.

Em São Francisco, no Norte de Minas, a cerca de 270 Km de Malhada, o nível continua em trajetória de aumento, atingindo 795 cm na manhã desta terça-feira.


Continua chovendo em boa parte do médio São Francisco e a previsão é de que as chuvas se estendam pelas próximas semanas, com nova Zona de Convergência se formando logo no início de fevereiro.

Além disso, o nível do rio das Velhas e de outros afluentes do Velho Chico continua subindo na região central de Minas. O Várzea da Palma, a vazão subiu mais de 10 vezes nos últimos sete dias, chegando a 2.560 m³/s na manhã desta terça-feira.

Toda essa água vai continuar descendo pela bacia do São Francisco sem retenções por barragens, pois a foz do rio das Velhas está bem abaixo da barragem de Três Marias, primeira barragem do Médio São Francisco, localizada na cidade de mesmo nome. (Fonte: Agência Sertão)



Tecnologia do Blogger.