Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Prefeitura de Barreiras divulga plano de imunização da Covid-19 e planeja compra de vacinas através de consórcio

 

A prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, divulgou o Plano Municipal de Imunização da Covid-19 e informou que planeja compra de vacinas através de consórcio entre municípios. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na quarta-feira (30).

O secretário de Barreiras informou que manifestou interesse na adesão ao consórcio e que aguarda a autorização da Anvisa para aprovação das vacinas e assim seguir com o plano de imunização. Ainda não há data definida para início do plano, compra da vacina e assinatura do consórcio.

De acordo com o secretário de Saúde, Anderson Vian, na última segunda-feira (28), ele teve um encontro com o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, e pretende se reunir à capital baiana no consórcio para a compra do imunizante. Prates já havia informado que a prefeitura de Salvador articula criação de consórcio entre municípios para compra das vacinas, mas também não há detalhes sobre esse plano.

Na primeira etapa, a previsão é de que 29.821 pessoas sejam vacinadas em Barreiras. elas fazem parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a aquisição das doses, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em quatro grupos: trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros.

Logo depois serão as pessoas de 60 a 74 anos e institucionalizados. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades. E, encerrando a imunização dos grupos prioritários serão vacinados os professores de nível médio e superior; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população carcerária.

O plano de imunização prevê ainda a oferta nas doses nas 26 unidades de saúde de Barreiras, em dois pontos de drive-thru, vacinação em domicílio para pessoas incapacitadas de sair de casa, além de levar as doses às populações da zona rural, com o apoio da unidade móvel.

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o município já dispõe de um 'ultrafreezer' para o armazenamento dos imunizantes de propriedade da instituição de ensino.

O equipamento garante uma temperatura de menos 70ºC, exigida para conservar alguns tipos de vacinas.

O secretário de saúde informou que o município adquiriu 60 mil seringas para serem utilizadas no processo. Em relação à capacidade de vacinação, Vian prevê que, se não houver nenhuma intercorrência, 7,6 mil pessoas serão imunizadas contra a Covid-19 por dia, considerando unidades de saúde, vacinas em domicílios e drive-thru. (Do G1 Bahia)

Tecnologia do Blogger.