Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Boquira: Alunos do 7º ano do Colégio Municipal Tiradentes realizam pesquisa e descobrem que o Funk é o ritmo preferido entre os estudantes.

 

Para a produção dessa reportagem foi realizada uma entrevista com os alunos do turno matutino do Colégio Municipal Tiradentes, levantando questões como: estilo musical favorito, o que os atrai nesse estilo e cantor preferido.

O estilo de música que obteve maior quantidade de votos e que liderou foi o Funk. Ritmo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir do soul music.

Esse ritmo vem ganhando o gosto do brasileiro e movimenta milhões na indústria da música. A politize, organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) publicou reportagem completa sobre o funk e afirma: “O principal canal do YouTube brasileiro – com mais de 36 milhões de inscritos –, por exemplo, é o Canal Kondzilla, da Kondzilla Filmes, produtora de clipes que são, em sua maioria, de funk. Não sendo coincidência, o clipe brasileiro mais acessado da plataforma também é do mesmo canal.”

Ainda na pesquisa os adolescentes afirmam gostar do ritmo por conta da batida e das letras, algo marcante nesse ritmo. Eles ainda afirmaram sofrer preconceito de algumas pessoas pelo fato de curtirem esse tipo de música. Isso é um fato que acontece em todo o país, pois o Funk é um ritmo tocado em bailes que acontecem geralmente nas periferias das cidades.

Bruno Ramos, produtor cultural e um dos fundadores da Liga do Funk, que realiza atividades e formações com jovens da periferia sobre o ritmo. Afirma em entrevista a repórter, Nana Soares, “O Funk sofre preconceito porque é um movimento de periferia e aborda questões que as pessoas não estão acostumadas a lidar. Além disso, fala dessas questões de uma maneira muito aberta, ao invés de usar os jogos de palavras típicos das músicas produzidas durante a ditadura, por exemplo” Confira reportagem na íntegra aqui.

Outros ritmos

A pesquisa apontou também outros ritmos como o Pop e o Rap, ficando empatados na preferência dos alunos. O pop é um termo inglês que deriva do popular. Trata-se de um adjetivo que é aplicado à arte, sobretudo à música. Um gênero popular, como o próprio nome indica que conquistou e ainda vem conquistando muitas roupagens com a ajuda de grandes artistas do Brasil e da música pop internacional. O Rap é um estilo musical basicamente rítmico, com falas rimadas. Ele é parte importante da cultura hip-hop. Muitas pessoas chamam a música de rappers de hip-hop.

O cantor que obteve maior quantidade de votos foi MC Kevin. O funkeiro morreu em 16 de maio de 2021 ao cair da varanda de um hotel do Rio de Janeiro, onde estava hospedado. A carreira do funkeiro começou em 2013 e deslanchou através do Youtube. Entre os seus sucessos, destaque para "O Menino Encantou a Quebrada", "Cavalo de Troia", "Pra Inveja é Tchau" e "Veracruz".

O que atrai as pessoas em um ritmo? Essa é uma pergunta bem questionável, pois através da pesquisa realizada percebe-se, principalmente entre os jovens que foi o público pesquisado, eles preferem os ritmos mais agitados, envolvendo-se com as batidas. Quase todos os ritmos foram escolhidos, comprovando que o mais importante é ouvir uma música e quanto ao preconceito é necessário às pessoas aprenderem a respeitar a escolha do outro, fica a dica!

Produzido pelos alunos, Anna Júlia, Sophia Ramos, Igor Gabriel, Maiane Porto, Wesley Santos, Yasmin Monteiro,



Tecnologia do Blogger.