Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Boquira: Funk é o ritmo musical escolhido pelos alunos do Colégio Municipal Tiradentes.

 

Foto reprodução YouTube

Conhecendo o ritmo

O funk nem sempre foi como conhecemos hoje em dia. Inicialmente derivado da soul music, gênero musical inspirado no Rhythm and blues e no gospel dos EUA, entre o fim dos anos 1950 e início dos anos 1960, especialmente entre os negros – o gênero, com o passar dos anos, sofreu diversas transformações.

No Brasil um dos maiores responsáveis por conferir essa batida eletrônica a esse tipo de musica foi o DJ Malboro. Ele ficou conhecido na época do programa da Xuxa , pode-se afirmar que esse recurso é utilizado até hoje pelos DJ para tocar as músicas.

A Professora de História, Juliana Bezerra, em matéria realizada para o site “Toda Matéria” traz que, “O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros. Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.” Ela ainda relata que o funk só chega ao Brasil na década de 70 conquistando vários cantores brasileiros como Tim Maia dentre outro, e assim a batida da música brasileira é incorporada ao funk americano. 


Entrevista realizada com 62 alunos entre 11 e 12 anos aponta que 30,6 % preferem o Funk ficando empatado com 14,5% o Pop e o Rap.

O ritmo e a batida realmente atraem?

Esse ritmo tem caído no gosto das pessoas principalmente dos jovens. Em entrevista realizada os alunos afirmam que é o ritmo e as batidas que fazem eles ouvirem mais esse tipo de música. Esse fato não é algo relativo somente a esse público entrevistado, e sim a nível nacional, pois é ritmo que tem ganhado destaque nos principais canais musicais como YouTube e Spotify. Nívea Ribeiro em matéria para o FUNARJ, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, afirma: “Consagrado no Rio de Janeiro, o funk não se resume a batidas. O funk carioca é uma manifestação cultural que abrange vários segmentos artísticos e culturais.

O ritmo conquistou popularidade no Brasil e no mundo através de suas letras, batidas, danças e moda.”

Outro fator revelado na entrevista é o cantor de funk preferido entre os jovens, ficando em 1º lugar o Mc Kevin. Com a música “O Menino Encantou a Quebrada” fez com que o cantor ficasse conhecido, confira esse sucesso. Seu sucesso assim com de vários cantores de funk acontece através de canais no YouTube do KondZilla. Ele foi a inspiração de muitos jovens alcançando milhões de visualizações com seus sucessos. Infelizmente o cantor não está mais entre nós, pois faleceu no dia 16 de maio de 2021.

Por fim o que podemos concluir que esse ritmo realmente atrai como afirmam Mariana Mello e José Augusto Lemos. “Não dá para ficar parado. O bumbo e o contrabaixo, ambos eletrônicos, marcam o compasso com tanta força que os ossos das costelas vibram como se fossem de papel. Até aí, nada de original: é a velha batida funk,....” Esse ritmo vem crescendo no mercado musical tendo um grande público que acompanham seus MC’s curtindo as suas músicas. E você, qual a sua preferencia musical?

Produzido pelos alunos, Tassio Gabriel. Marcela Meneses. Isabella Guimarães. Wesley Alemida. Yara Macedo. kaique Meneses.



Tecnologia do Blogger.