Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Gestantes e puérperas podem fazer intercambialidade de doses de vacina contra Covid-19, diz Sesab

Gestantes e puérperas, incluindo as sem fatores de risco adicionais, poderão fazer a intercambialidade de doses da vacina contra a Covid-19, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A medida foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada na terça-feira (10) e publicada na edição desta quarta (11), do Diário Oficial do Estado (DOE).

A diretora da vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que os municípios já podem seguir a resolução da CIB e diz que a recomendação é que a imunização deste grupo seja feita conforme a orientação do Ministério da Saúde, com a intercambialidade de vacinas.

A decisão vale para gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Elas poderão ser vacinadas com a Pfizer/BioNTech ou a vacina Sinovac/Butantan, respeitando o intervalo inicialmente recomendado entre as doses do imunizante utilizado na primeira dose.

De acordo com a Sesab, as gestantes e puérperas que ainda começarão o ciclo vacinal devem receber imunizantes que não têm vetor viral, ou seja, CoronaVac ou Pfizer.

Segundo a Sesab, a resolução da CIB ainda assegura que a distribuição das primeiras doses das vacinas recebidas seja de acordo com o percentual da população alvo acima de 18 anos de cada município, em relação ao total da população da Bahia, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano 2019 e 2020.

Conforme explica Márcia São Pedro, as vacinas estavam sendo remetidas exclusivamente aos municípios que tinham aplicado 85% ou mais das doses anteriores, de acordo com uma resolução da CIB. No entanto, a partir de agora, todos receberão.

Ela ainda destaca que os municípios assumiram o compromisso de utilizar as vacinas com celeridade e afirma que essa questão será constantemente reavaliada, para que não haja prejuízo no avanço da imunização.

Na última segunda-feira (9), a prefeitura de Salvador iniciou o cadastro para intercambialidade de vacinas contra Covid-19. Ou seja, as grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas que apresentaram eventos adversos graves após aplicação da 1ª dose de Oxford/AstraZeneca, na capital baiana, poderão receber a dose complementar com outro imunizante. (G1 Bahia)

 





Tecnologia do Blogger.