Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Incêndio na região do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, é controlado

 

O incêndio que atingiu uma área de vegetação próxima ao Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, foi controlado. A informação foi confirmada por brigadistas voluntários e pelo Corpo de Bombeiros, na manhã deste sábado (11).

As chamas surgiram por volta das 16h de sexta-feira (10) e foram controladas já perto de meia-noite, por voluntários, brigadistas do ICMBio e bombeiros.

Neste sábado, os militares mantém os trabalhos de rescaldo e percorrem a área atingida para identificar possíveis novos focos, de acordo com a assessoria da corporação.

Conforme o Corpo de Bombeiros, um orquidário da localidade foi preservado e as chamas não avançaram até o Morro dos Brejões, o que poderia piorar a situação.

Até o momento, não há informações sobre feridos e nem detalhes da extensão afetada pelas chamas.

A causa do fogo ainda é desconhecida. A onda de calor que atinge a Chapada Diamantina pode interferir no aumento os focos de incêndio. Entre os meses de setembro de novembro é registrado o período de seca da região, o que requer maior cuidado para evitar queimadas.

Outros casos na região

Na última quarta-feira (8), a Serra da Batava, que fica no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi atingida por um incêndio de grandes proporções. Ainda na quarta, os focos foram controlados por voluntários.

O combate contou com o apoio de mais de 60 brigadistas, além de esquadrões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadas voluntárias de diversos municípios da Chapada Diamantina. Não há informações sobre a extensão da área atingida na Serra da Batava. Também não há registro de feridos.

Entre segunda (6) e terça (7), uma área de vegetação foi atingida por um incêndio no povoado de Riacho Branco, na área de proteção ambiental Marimbus, que fica em Iraquara, na região da Chapada Diamantina. O fogo já foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. (G1/BA)







Tecnologia do Blogger.