Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Registrando baixa em Bom Jesus da Lapa, Rio São Francisco pode subir nos próximos dias

 

O monitoramento feito através das medições da  estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM),  instalada na ponte Gercino Coelho, mostra que o  nível do rio  São Francisco continua baixando na cidade de Bom Jesus da Lapa. Nos dados atualizados no início da  tarde desta sexta-feira(11) a cota estava em  8,84 metros, mostrando uma redução de 29 centímetros durante a semana.

No entanto,   o volume de água pode voltar a elevar-se, considerando que em  Malhada e Carinhanha, primeiros municípios baianos banhados pelo Velho Chico, o nível do rio voltou a subir.

A cheia do Rio São Francisco registrada em Bom Jesus da Lapa já dura mais de uma mês, e afetou a rotina de moradores das comunidades ribeirinhas e ilhas localizadas no município. Já na sede, o único local atingido foi o bairro da Barrinha, onde três restaurantes e dois quiosques  construídos às margens do rio ainda continuam  submersos. A cheia também afetou plantações e pastagens, sendo necessária a remoção de rebanhos em várias áreas.

A cheia que atingiu o seu pico na madrugada do dia 4 de fevereiro, com a cota de 9,20 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa,  já dura mais de um mês, sendo  considerada a  quarta maior desde 1940, segundo SGB/CPRM, ficando atrás apenas das cheias de 1979, quando a cota foi de 10,20 m, 1992, de 9,98 e apenas seis centímetros a menos do que o registro de 1949, que foi 9,26 m. (Notícias da Lapa)



Tecnologia do Blogger.