Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Boquira-BA: Governo Municipal reúne com representantes do comércio local para discutirem medidas de combate ao COVID-19.


Após reunião com prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Paramirim, onde os mesmos decidiram por manter os decretos de isolamento social pelo menos até o próximo dia 13 de abril, o prefeito Municipal de Boquira Luciano de Oliveira e Silva e sua equipe de governo reuniram-se na noite desta sexta-feira 03, com representantes do comercio local para juntos discutirem orientarem os empregadores sobre as medidas de prevenção adotadas pelo município em relação a COVID 19.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Luciano; secretário de Administração Evandro Rego; Secretário de Finanças Humberto Júnior; Secretário de Saúde, Alan França; vereadores: Tom de Vicente; Tim de Mémezio; Jucinalva Viana; Sandra de Nivaldo; também o gerente da agência do Bradesco de Boquira, entre outras autoridades.


Durante a reunião que durou quase três horas, vários assuntos foram discutidos:
·         O Prefeito Luciano iniciou a reunião falando do decreto de restrição de funcionamento do comércio, que será mantido até o dia 13 de abril 2020, e que dependendo da situação de saúde que o município se encontrará nessa data, poderá flexibilizar o funcionamento de alguns segmentos comerciais. Foi pedido aos comerciantes sugestões de regras para funcionalidade de acordo cada segmento.
·         O secretário de Administração Evandro Rego falou da importância do município ter antecipado na tomada de decisões sobre medidas administrativas, citando como exemplo a suspensão das aulas, e restrições de funcionamento do comércio, decreto de estado de calamidade pública, medidas importante no combate ao contagio do coronavírus. Foi pedido também aos comerciantes que elaborassem uma documento / cartilha de sugestões e orientações que serão apresentadas na próxima reunião do consorcio da Bacia do Paramirim, onde resultará em documento com normas para serem adotadas por  esses munícipios.
·         O Secretário de Saúde Alan França, falou da gravidade da situação que está sendo enfrentada, onde Boquira e todos os municípios vizinhos estão com casos monitorados com suspeitas de confirmação, desse modo o risco é eminente, por isso a importância de todas as medidas propostas. O Secretário alertou que o sistema de saúde não está preparado para atender a demanda acelerada dessa pandemia, e que estão sendo feitas ações para fortalecer o sistema de saúde, tais como: ampliação de leitos, criando leitos que possa receber pacientes em estado grave pelo COVID-1, gerenciamento de insumos para profissionais de saúde, aquisição e confecção de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), treinamento de profissionais que executam o serviço na linha de frente, referencialmente das unidades Básica de saúde,  redirecionamento de pacientes eletivos, afim de desafogar a unidade hospitalar para chegada de pacientes, cadastro reserva e mapeamento de profissionais de saúde para  substituições de possíveis contaminação de profissionais atuantes na unidade. Falou da preocupação em ver parte da população que não estão cumprindo as recomendações, e que ainda não há caso confirmado no município, mas que inevitavelmente irá acontecer.
·         O Gerente do Banco Bradesco falou de medidas adotas pelo banco, entre elas: possibilidade de reorganização financeira dos clientes, alongamento do prazo de financiamento, linha de crédito disponíveis para quem interessar, onde tudo  poderá ser feito pelo aplicativo do Banco.
ACOMPANHE TODAS AS FALAS DOS PARTICIPANTES DESSA REUNIÃO NO VÍDEO ABAIXO: 














Tecnologia do Blogger.