Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




'Majestade', traficante cearense presa em Gramado, fazia viagens de luxo com dinheiro conquistado por facção criminosa

 

Valeska Pereira Monteiro, conhecida como “Majestade”, foi presa na última quinta-feira (26) em Gramado, no Rio Grande do Sul. Contudo, a mulher é cearense e atuava como “braço financeiro” de um grupo criminoso atuante no Ceará. Ela, inclusive, fazia viagens de luxo com os recursos conquistados por meio do tráfico de drogas.

A captura de Majestade foi capturada pela Polícia Civil do estado em cumprimento de um mandado de prisão contra ela. A jovem foi depois levada a Fortaleza.

O delegado de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Klever Farias, revelou que, durante os depoimentos de Majestade, ela fez questão de frisar as viagens de luxo que fazia com o dinheiro conquistado pela facção criminosa.

Ele informa que antes de Gramado — onde foi presa —, Majestade passou um mês no Rio Grande do Norte e dois meses no Rio de Janeiro, onde ficou hospedada em Copacabana e Ipanema, dois pontos turísticos e de alto custo da capital fluminense.

“Quando ela fala do Rio de Janeiro, ela faz questão de frisar que passou um mês em Ipanema e um mês em Copacabana, e logo em seguida foi para Gramado. Ela literalmente usufrui do dinheiro que os demais membros arrecadam”, complementa o delegado.

Nas redes sociais, a jovem também publicava fotos do "mêsversários" — comemorações mensais — e do aniversário de um ano da própria filha, além de uma viagem ao Beto Carrero World, parque temático em Santa Catarina.

Prisão e atuação de Majestade

Valeska foi levada a uma delegacia de Gramado e transferida para Fortaleza. Majestade tem antecedentes criminais por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas. Também é suspeita de fazer o controle financeiro e da distribuição de áreas do tráfico de drogas na Grande Fortaleza. Em 2014, Majestade já havia sido presa por liderar uma quadrilha que roubava casas e estabelecimentos comerciais em Fortaleza.

O delegado Geral Adjunto, Márcio Rodrigo Gutiérrez disse que Majestade começou a ser monitorada no fim de 2020, desde que a polícia descobriu que ela era responsável pela contabilidade de uma facção com sede no Rio de Janeiro, com ramificação no Ceará.

Ela rompeu a tornozeleira eletrônica em abril, quando foi pedida a prisão preventiva dela, e desde então estava foragida, tendo passado pelo Rio Grande do Norte, pelo Rio de Janeiro e, por fim, no Rio Grande do Sul.

Segundo o delegado, mesmo fora do Ceará, Valeska continuava comandando o tráfico. "Identificamos que ela continuava com o seu poder de organização, de deliberação e de decisão. E uma dessas decisões é exatamente essa de distribuição dos territórios para que integrantes do grupo pudessem estabelecer seus comércios de drogas", diz Gutierrez.

A captura de Majestade é relevante para o combate às organizações criminosas, segundo o delegado. "A prisão dela é relevante porque traz um grande recado, enquanto a gente tem indivíduos disputando territórios, mercado e o tráfico de drogas violentamente, há esses indivíduos de alta hierarquia e que têm poder de comando, que usufruem desses recursos financeiros angariados com atividade criminosa", explicou.

Outros integrantes do grupo

No mesmo dia da prisão da Majestade em Gramado, a Polícia Civil também realizou uma ação no município de Itaitinga (CE), que resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente, envolvidos no mesmo grupo da traficante. Duas pistolas foram apreendidas com a dupla, além de 80 munições.

Já nesta segunda-feira (30), a Polícia Civil capturou Mateus de Souza Silva e outro adolescente. Com eles, foram apreendidas dezenas de trouxinhas de maconha, cocaína e crack, além de cinco balanças de precisão e dinheiro em espécie. (Fonte: G1)


Tecnologia do Blogger.