Bolsonaro no Sudoeste da Bahia: Diante de apoiadores, presidente autoriza concessão da Fiol à Bamin
O
presidente da república Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira (03) da cerimônia
de assinatura da concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no
município de Tanhaçu, na Bahia. O contrato foi assinado com a empresa Bahia
Mineração (Bamin) e terá duração de 35 anos.
Uma
multidão aguardava ansiosa pela chegada do até às margens da BA-026; equipada
com bandeiras, faixas e cartazes de boas vindas. Previamente a equipe de
segurança da presidência República realizou uma revista criteriosa para
acomodar os apoiadores em uma área especialmente reservada para o público presente
dar os cumprimentos ao presidente, que apareceu por volta das 11:10 horas da
manhã para saudar a multidão; que aos gritos de (Mito) o reverenciavam, num
verdadeiro frenesi.
Antes
do evento, Bolsonaro visitou as obras da ferrovia, acompanhado do ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e de outras autoridades. O presidente
parabenizou Freitas e seus demais ministros pelo trabalho na atração de
investimentos para o país. “Essas pessoas, para poderem trabalhar, eu dei pra
eles a total liberdade, porque acredito na responsabilidade de cada um deles. E
formando dessa maneira [a equipe ministerial], a iniciativa privada, que é
aquela que realmente leva o país pra frente, vem atrás de nós porque tem a
confiança naquilo que nós fazemos”, disse.
O
contrato assinado nesta sexta-feira é referente ao trecho entre Ilhéus e
Caetité, na Bahia, chamado de Fiol 1, com 537 quilômetros de extensão. A
expectativa é que a Fiol 1 comece a operar em 2025, transportando mais de 18
milhões de toneladas de carga. Em um primeiro momento, 16 locomotivas e 1,4 mil
vagões estarão em operação, dos quais, pelo menos, 1,1 mil serão destinados ao
escoamento de minério de ferro. Em 10 anos, em 2035, a expectativa é que volume
de carga supere os 50 milhões de toneladas transportadas em 34 locomotivas e
2,6 mil vagões.
Leiloada
em abril, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões, sendo que
cerca de R$ 1,6 bilhão será usado para o término do segmento, hoje com 75% das
obras concluídas. O governo também avança com o projeto da Fiol 2, entre
Caetité e Barreiras, também na Bahia. As obras do trecho de 485,4 quilômetros
de extensão estão em andamento, inclusive com a participação do Exército na
execução. Já a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, em Tocantins, aguarda
licença de instalação. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, quando
estiver pronta, a Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de
trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município tocantinense
de Figueirópolis, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o
restante do país. (Agencia Brasil, com imagens do L12)
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