Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Oliveira dos Brejinhos-BA: Papel escrito à mão é entregue no lugar de cartão de vacinação contra covid-19. Vacinado fica indignado e Gestão explica que esgotou material.



Fagner Peixoto um digital Influencer, morador da cidade Oliveira dos Brejinhos, em entrevista ao Jornal do Meio-Dia da Rádio Nova FM mostrou-se indignado ao receber de uma vacinadora um papel escrito à mão com os dados da 1ª dose da vacina tomada por ele contra a covid-19, no lugar do cartão de vacinação. Ele se vacinou na Unidade Básica de Saúde de Bom Sossego, no município. Disse ter esquecido seu cartão de vacinação em São Paulo, porém foi-lhe informado que lhe fariam novo cartão, mas, veio o pedaço de papel.

O mesmo publicou o ocorrido em suas redes sociais e gerou muita repercussão, com isso a gestão lhe retornou informando para buscar o cartão na segunda-feira (30) e lhe dar explicações, mas isso não aconteceu. Esse papel foi entregue para diversas pessoas, mas ninguém teve coragem de reclamar. Fagner reclama que é cidadão brasileiro e tem direito e ser tratado com dignidade, pois se precisasse apresentar o cartão de vacinação em caso de possível viagem, poderia sofrer consequências por apresentar um papel escrito à mão.  Veja video:

Diante da repercussão o Secretário de Saúde do Município, Emerson também foi ouvido na Jornal do Meio-Dia, e explicou que justamente no dia do acontecimento, sábado (28), a cidade havia vacinado de uma só vez mais de 900 pessoas, número muito expressivo para o porte do município. E que na Unidade da referida ocorrência, 141 pessoas foram vacinas, sendo que 80 delas não apresentaram cartão e precisou ser confeccionado um novo, o que provocou o esgotamento do material. Apesar disso, ele recebeu sua vacina, como lhe é de direito, independente de apresentar ou não o cartão de vacinação.

Esclarece que o cartão de vacinação é um documento informativo para que o cidadão entenda a evolução de suas vacinas e saiba quando deverá tomar 2ª dose ou dose de reforço e acompanhamento de campanhas futuras. Mas que toda vacinação consta em sistema próprio do SUS. O sistema é que terá todos os registros, impedindo falsificações que possam ser feitas em papel. Veja o video:

Inclusive, há o ConectSUS, aplicativo do SUS que traz os registros das vacinas tomadas pelo usuário. No momento aparece apenas as vacinas da Covid-19, mas tem possibilidade de ver exames, medicamentes e outras vacinas tomadas futuramente. Dentro desse aplicativo, inclusive tem o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que pode ser impresso ou usado através de QRCode, onde consta os dados e a vacinação do usuário.

Ocorreu, neste caso, um ruído de comunicação que também aconteceu parecido na cidade de Iraquara. Percebe-se que necessita apenas de notas esclarecedores para que a população compreenda o que está acontecendo, evitando desgastes futuros. (Fonte: Chapada News)


Tecnologia do Blogger.