Estudantes de São Félix do Coribe-BA são finalistas da FEBRACE 2021 por criarem tinta ecológica e gerador de energia eólica
A
19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) selecionou
dois projetos de iniciação científica protagonizados por estudantes do Colégio
Estadual Professor Valdir de Araújo Castro, no município de São Félix do
Coribe, no Oeste Baiano. As duas experiências estão entre os 19 projetos da
rede estadual classificados para a final da feira, uma das mais importantes do
país, que reúne estudantes de todos os estados. A lista completa dos finalistas
pode ser conferida no endereço: (febrace.org.br)
“As
cores da nossa terra” e “Parque de geradores eólicos superpotentes” foram os
dois projetos da unidade escolar selecionados. Com o objetivo de demonstrar a
originalidade da tinta ecológica extraídas dos vários tipos e cores de solo da
região e que podem ser utilizadas como alternativa biodegradável, o projeto “As
cores da nossa terra” é protagonizado pelas estudantes Maria Naiane Benevides
Santana, 20, e Tatiane Alves de Carvalho, 17, ambas do 3º ano do Ensino Médio.
“Este trabalho tem uma importância muito grande, que é podermos ajudar o meio
ambiente e as pessoas com problemas de respiração ou alergias, já que a tinta
produzida tem origem orgânica, sem o cheiro forte das tintas químicas. Chegar à
FEBRACE para mostrar o que a nossa terra tem é uma satisfação enorme”, conta
Tatiane. A colega Naiane complementa: “O nosso projeto é, aparentemente
simples, mas é importante para o planeta, pois estamos contribuindo com uma
alternativa ecológica para não poluir o meio ambiente”.
O
experimento “Parque de geradores eólicos superpotentes”, por sua vez, visa
“proporcionar uma economia no consumo de energia elétrica de maneira eficiente
e sustentável, através da conversão de energia mecânica em energia elétrica,
utilizando materiais de baixo custo, de montagem simplificada e muito
potentes”, como explicam os estudantes Lucivânia de Sousa e Paulo Henrique de
Santana Araújo, ambos de 17 anos e cursando o 3º ano do Ensino Médio. “É muito
importante estar na final da FEBRACE, por ser uma grande oportunidade de
mostrarmos um gerador simples, eficiente e de baixo custo”, revela Lucivâniia,
destacando que o projeto foi criado para atender, principalmente, a população
da zona rural que, muitas vezes, tem dificuldade de acesso à eletricidade. O
colega Paulo Henrique, também faz suas considerações: “É muito importante esta
oportunidade de mostrarmos na maior feira de Ciência do Brasil uma ideia cujo
propósito é ajudar as pessoas a terem sua própria energia limpa e renovável e,
o que é melhor, sem agredir o meio ambiente”.
A
professora-orientadora Luseni Rodrigues de Sousa comenta sobre a importância de
os trabalhos serem finalistas na FEBRACE. “São autorias verdadeiras do entender
as questões da Ciência e a necessidade de pesquisar, que é a mola propulsora
integral do desenvolvimento do estudante. Devido à pandemia, o seu processo de
realização foi desenvolvido pelos alunos em suas casas, com orientações
remotas”, relatou a educadora, que ensina as disciplinas de Biologia e
Iniciação Científica na unidade escolar. (Informações da SEC)
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