Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Caso Dimas: Ruptura de órgão por possível ‘penetração violenta’ pode ter causado a morte de Lívia Gabriele, aponta laudo

 

O atestado de óbito de Lívia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, indica que a jovem morreu em decorrência de uma ruptura em região genital. Lívia morreu na noite de terça-feira após encontro com Dimas Cândido Filho, jogador do sub-20 do Corinthians. O documento emitido pelo Hospital Municipal do Tatuapé foi obtido pelo g1 e informa que foi constatada uma “rutura (sinônimo de ruptura) de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda”.

O Instituto Médico Legal (IML) ainda realizará esses exames complementares no corpo da jovem que poderão indicar a causa dessa ruptura numa região que fica na parte baixa do abdômen, entre o útero e o reto. Saco de Douglas é o nome dado a uma cavidade na parte baixa do abdômen, próxima à região genital. A região também é conhecida ainda como “escavação retouterina”, “bolsa de Douglas” ou “espaço de Douglas”.

Ruptura quando ocorre é grave

A “ruptura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda” é citada no atestado de óbito como a causa da morte da jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos. Ela morreu após um encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, do sub-20 do Corinthians. Tanto homens quanto mulheres possuem essa cavidade. Nas mulheres, o espaço está localizado entre o útero e o reto. Nos homens, a estrutura fica entre o reto e a bexiga.

A bolsa de Douglas desempenha um papel relevante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal por conta de doenças hepáticas. De acordo com a ginecologista do Hospital Albert Einstein Carolina Fernandes Giacometti, essa área é essencial para a detecção de condições de saúde como: Endometriose; Miomas e tumores pélvicos; Doença inflamatória pélvica; Cistos ovarianos; Líquido na região abdomina. De acordo com o Dicionário Médico da Universidade de Navarra, esta região da anatomia foi descrita pelo anatomista escocês James Douglas, e foi batizada com seu nome.

Especialistas explicam ruptura

Cassio Riccetto, coordenador da disciplina de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que essa área normalmente se distende durante da relação sexual, mas a ruptura não é comum. “A ocorrência de rotura do fundo do saco vaginal é muito rara, mas, quando ocorre, pode haver sangramento vaginal e no interior da cavidade abdominal”, comenta. A ginecologista Carolina Giacometti afirma que a região é composta por tecidos elásticos e flexíveis, mas que não são naturalmente propensos a rompimentos espontâneos. “Há situações específicas em que o rompimento pode ocorrer e isso geralmente está associado a condições médicas, como, por exemplo, uma cirurgia prévia no local ou eventos traumáticos na área”, analisa.

Helga Marquesini, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, também pontua que lesões no tecido vaginal podem acontecer por diferentes motivos. “Podem ocorrer no parto, com lacerações mais ou menos extensas; por traumas locais, durante relações sexuais ou na penetração com objetos; por fraturas pélvicas ou acidentes”, explica. Em casos mais graves, quando o sangramento é volumoso, pode levar a uma condição chamada de choque hemorrágico, na qual há queda abrupta da pressão arterial. Nessas situações, o tratamento é cirúrgico e deve ser realizado imediatamente.





Tecnologia do Blogger.